terça-feira, 19 de maio de 2009

Balaio mineiro - Memória de uma família brasileira

A escritora Wanda Figueiredo Souza, irmã de Betinho, Henfil e Chico Mário, acaba de lançar o livro “Balaio Mineiro – memória de uma família brasileira”, obra que retrata questões cruciais vividas pelo Brasil (o enfrentamento à ditadura, a luta pela qualidade do sangue e contra a fome), além de passagens engraçadas da própria história da família.

Nas palavras do jornalista Tárik de Souza, responsável pelo bonito texto na orelha do livro, “Coube à jornalista e escritora Wanda Figueiredo de Souza, com raro brilho e a habitual coragem destes Souza singulares, desbravar a intrincada teia de emoções desta família que entrou para a história do país com seus três varões, Betinho, Henfil e Chico Mário: 'Mas, onde ficávamos nós as irmãs dos famosos?' O turbilhão deste 'Balaio Mineiro' não deixa ninguém incólume. Prepare o seu coração”.

No livro, resultado de sete anos de pesquisa e entrevistas, há inúmeros e interessantes depoimentos, que reúnem personalidades marcantes da vida nacional, como o presidente Lula, o ministro Patrus Ananias, o ex-presidente Itamar Franco, o padre Lage, frei Betto, Leonardo Boff, artistas e compositores como Roberto e Fernando Brant, Aldir Blanc, Chico Buarque, Chico Pinheiro, Jaguar, Ferreira Gullar, Zuenir Ventura.

São 672 páginas repletas de emoções e valores desta família que entrou para a história brasileira através das histórias notáveis de três irmãos: Henrique, o Henfil, Herbert, o Betinho, e Francisco Mário, o Chico Mário, e da força das mulheres da família, dando forma e sustentação aos belíssimos valores humanos cultivados por todos eles – Tanda, Wanda, Zilah, Glorinha e Filó (a querida Filó, que conheci na Cobra Computadores fazendo lindas fotos que ilustravam as reportagens que tão bem mostravam o universo humano daquela importante empresa nacional).

O livro é, pois, o retrato de uma época da vida brasileira através da linda família de Dona Maria, unida por ideias e ideais.


Nenhum comentário: