Filmes retratam a América Latina
Foram exibidos em São Paulo dois filmes do diretor Pedro Dantas retratando duas experiências documentais do projeto ¿Onde Está América-Latina? (OEAL). Os filmes tratam de questões, históricas e atuais da Bolívia e do Chile.
Muito interessantes, também, o premiado KollaSuyo - A Guerra do Gás e La Moneda. Buscando registrar um retrato amplo e coerente da América Latina, esses dois documentários do projeto OEAL demonstram grandes demandas históricas, econômicas e sociais na questão dos recursos minerais na Bolívia (em KollaSuyo) e no Chile (em La Moneda).
Para mais informações envie e-mail para: pedro@ondeestaamericalatina.com
Acesse também o site: www.ondeestaamericalatina.com
Segurança pública e violência em debate em São Paulo
Aconteceu, neste mês de março, em São Paulo, o seminário "Violência e Segurança Pública no Brasil: outros olhares, outros rumos", promovido em parceria pela Associação Brasileira de ONGs (Abong), o Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente (Ianud) e a Fundação Friedrich Ebert (FES).
O objetivo do encontro foi analisar as diversas perspectivas para abordar a questão da violência e refletir criticamente sobre as políticas de segurança pública. O debate buscou, também, alternativas ao modelo atual de enfrentamento da violência, contando com a presença de gestores(as), pesquisadores(as) e ativistas.
Para mais informações acesse o site da Abong. [linkar] www.abong.org.br
Lançamento
Coep lança livro sobre trajetória da mobilização social no Brasil
O Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep) lançou o livro "Das ruas às redes – 15 anos de mobilização social na luta contra a fome e a pobreza", que conta a trajetória da mobilização social no Brasil nos últimos 15 anos.
A edição é limitada, tem distribuição gratuita, e o Coep criou uma ferramenta na Internet que, além de disponibilizar o livro na íntegra, dá a chance para que todos(as) possam continuar a escrever suas histórias.
A publicação dá início à Coleção Coep – Cidadania em Rede e foi lançada em comemoração aos 15 anos do Comitê, que teve como um de seus fundadores o sociólogo e fundador do Ibase, Herbert de Souza.
Para ter acesso à edição online do livro e saber mais sobre o Coep acesse o site: www.coepbrasil.org.br .
Fórum on line e duas mil bolsas de ajuda a estudantes universitários
Coep promove fórum on-line sobre interação de universidades e comunidades populares, oferecendo duas mil bolsas de ajuda a estudantes universitários de origem popular
De 23 a 27 de março, a Rede Mobilizadores Coep (Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida) realizará um fórum on-line sobre o projeto Conexões de Saberes. A iniciativa oferece bolsa a dois mil estudantes de origem popular para ajudá-los a se manter na universidade e os incentiva a desenvolver projetos que atendam as demandas sociais das comunidades onde moram. O convidado será Francisco Marcelo, que integra a coordenação executiva nacional do projeto. Desenvolvido pelo Observatório de Favelas e o Ministério da Educação em 33 instituições federais de ensino superior (Ifes), o Conexão de Saberes promove um diálogo entre a universidade e as comunidades populares, além de desenvolver ações para assegurar a permanência dos estudantes nas universidades. A iniciativa contempla mais de 20 mil pessoas dentro e fora das universidades. Como parte do trabalho acadêmico, os(as) bolsistas atuam nas comunidades, onde fazem diagnósticos sociais, avaliação de políticas públicas e propõem ações afirmativas de acesso e permanência de estudantes de origem popular nas universidades federais. O Fórum será realizado no Grupo Desenvolvimento Sustentável e Comunidades do Mobilizadores e contará também com a participação de alguns desses alunos bolsistas. Para participar do fórum é preciso estar cadastrado no Mobilizadores Coep. Os participantes vão concorrer a um exemplar do livro "Comunicação nos movimentos populares - A participação na construção da Cidadania", de Cecília Maria Kohling Peruzzo, editado pela Vozes. A obra apresenta uma discussão sobre a comunicação nas comunidades populares e analisa a participação da população na produção, planejamento e gestão dos veículos de comunicação. Mais informações sobre o fórum ou sobre o Mobilizadores Coep podem ser obtidas pelo telefone (21) 2528-3352 e no site www.mobilizadores.org.br/coep .
Seminário vai debater futuro das águas
O Sesc-Rio e O Instituto vão promover, nos dias 23 e 24 de março, no Rio de Janeiro, o seminário "Futuro das Águas". A idéia é enfatizar a importância da água como elemento central da existência humana em suas múltiplas manifestações econômicas, políticas e culturais e alertar para a crescente escassez do recurso. O evento vai abordar o impacto das alterações no equilíbrio do sistema ecológico provocadas pelo modelo de desenvolvimento dominante. Palestrantes como o deputado Fernando Gabeira, o economista Sergio Besserman e a escritora Heloisa Buarque de Hollanda vão discutir projetos e estratégias que permitam modificar esse cenário e criar perspectivas de um futuro sustentável. O evento será no auditório do Arte Sesc, que fica na Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo.
Inscrições pelo site www.oinstituto.org.br .
Evento promove debate sobre mulheres e políticas públicas nas cidades
Será realizado, no dia 27 de março, em Maricá (RJ), o seminário ‘As Mulheres e as Políticas Públicas nas Cidades’. A proposta do evento é debater com os prefeitos(as), gestores(as) e movimento social, as políticas públicas na perspectiva de gênero e o papel dos governos municipais na construção da igualdade entre homens e mulheres. O encontro será das 9h às 16h e contará com a presença da Ministra Nilcea Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, da deputada Inês Pandeló, Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj, de Cecília Teixeira Soares, Superintendente dos Direitos das Mulheres do Governo do Estado, prefeitas(os), vereadoras(es) e gestoras(es). As presenças devem ser confirmadas, até o dia 25 de março, pelo e-mail spmulheresmarica@yahoo.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2637-8939.
Nenhum comentário:
Postar um comentário